ATLAS – Extensão de uso menor na luta ao Scaphoideus titanus

ATLAS – Extensão de uso menor na luta ao Scaphoideus titanus

Foi concedida a extensão de autorização de utilização menor ao produto ATLAS (lambda-cialotrina), para aplicação em videira para combate ao Scaphoideus titanus vetor da flavescência dourada.

A flavescência dourada é uma doença na vinha causada pelo fitoplasma de quarentena Grapevine flavescence dorée MLO, sendo transmitido pelo inseto vetor cicadelídeo Scaphoideus titanus Ball. ou pela utilização de material vegetal infetado.

Tem como sintomas típicos o enrolamento do limbo das folhas para a página inferior, acompanhado de um amarelecimento nas castas brancas e de um avermelhamento nas tintas. As folhas ficam sobrepostas umas sobre as outras com uma consistência quebradiça. As varas sofrem de um mau atempamento, as inflorescências murcham à floração e os bagos vingados podem posteriormente secar. Os sintomas podem manifestar-se anos mais tarde depois da infeção e serem mais ou menos visíveis consoante a variedade, vigor, o nível de infeção da videira, entre outros fatores.

Com esta nova extensão de utilização de uso menor, o ATLAS é mais uma solução disponível na proteção fitossanitária da vinha contra este inseto.

 

27 Junho, 2017