Brocas do Milho
Os insetos adultos desta praga apresentam uma cor amarelo-acastanhada e fazem as suas posturas por grupos na baínha das folhas da zona apical do caule, dando origem entre 10 a 20 pequenas larvas brancas-rosadas e lisas, com 8 a 10 mm de comprimento, que se distribuem seguidamente pelas plantas vizinhas, dando origem ao foco de ataque primário.
A primeira geração alimenta-se do parênquima foliar e perfura a base das folhas ou o caule até a planta começar a “murchar” e secar. Depois, passa para a planta contígua, provocando a morte continuada de várias plantas. A segunda geração não é tão visível em termos de sintomas. Durante a terceira geração, as larvas vivem junto do caule, ou mesmo nas maçarocas, provocando a paragem da migração de reservas para o grão, podendo provocar a “acama” devido à fragilização dos caules. Os estragos da terceira geração são mais graves em sementeiras tardias. Abaixo de 8ºC a sua actividade cessa.
Relativamente aos prejuízos, ao escavarem galerias, sobretudo na parte inferior do caule e na maçaroca, as lagartas provocam a acama e quebras significativas na produção de grão.
Soluções Selectis
De momento não existem produtos