Psila da Pereira

A psila da pereira é um inseto picador-sugador que desvitaliza os órgãos da planta em resultado da sua alimentação. Associado à sua estratégia de defesa, esta praga produz uma substância açucarada (melada) que usa como escudo protetor contra os efeitos do clima, mas que também a protege dos insetos predadores.

A melada atua diretamente como uma barreira física à predação e indiretamente através da simbiose com formigas que protegem os insetos em troca do consumo de melada. As ninfas de psila envoltas nas gotas de melada encontram-se também mais protegidas do efeito dos produtos fitossanitários aplicados para o seu controlo. É nesta
melada que se instala um fungo saprófita (fumagina), que cobre de negro todas as superfícies colonizadas pela psila (folhas, lançamentos e frutos), provocando os maiores prejuízos associados a esta praga,nomeadamente a desvalorização comercial dos frutos.

No limite, as folhas atacadas pela psila secam e caem, podendo provocar perdas de vigor e redução de produção nas árvores muito atacadas.