Escoriose da Vinha

‘Phomopsis vitícola’ é uma doença do lenho da videira que hiberna sob a forma de picnidíos na madeira necrosada dos sarmentos, braços e tronco, ou, nos gomos da base dos sarmentos da videira.

Os picnídios, pontos negros visíveis a olho nu, contêm no seu interior esporos que ao abrolhamento infetam os órgãos verdes. A infeção dá-se nos estados de maior sensibilidade da videira (ponta verde, saída das folhas e folhas livres).

A precipitação e a temperatura são fatores condicionantes para o desenvolvimento da doença – Condições de humidade relativa> 95%, temperaturas entre 15-18ºC e período de humectação superior a 7h.

Sintomas:
• Folhas – pontuações negras com uma auréola amarelada, localizadas preferencialmente sobre o pecíolo e nervuras principais.
• Cachos – as manchas localizam-se no pedúnculo e no ráquis, dando origem, no Verão, a necroses acastanhadas, estriadas ou fusiformes, mais ou menos profundas.
• Varas – formam-se pequenas lesões negras, arredondadas ou lineares, mais ou menos profundas nos entrenós da base, que se tornam esbranquiçadas.
Os gomos basais morrem não abrolhando na Primavera seguinte e a base dos sarmentos pode apresentar-se fendilhada.