Cultura da Batateira

Guia Prático da Batateira
Guia Prático - Proteção da Batateira

Faça aqui o Download

Problemas

  • Alternariose da Batateira

    Descrição

    A alternariose afeta sobretudo as folhas, mas também os tubérculos, provocando a destruição dos tecidos e a consequente redução da produção. A doença manifesta-se com maior frequência em situações de stress das plantas. A infeção da folhagem ocorre especialmente em condições alternadas de períodos secos e húmidos e com temperaturas elevadas (entre os 20º C e 30º C). Alguns fungicidas utilizados no combate ao míldio apresentam também ação sobre a alternariose.

     

  • Anti-abrolhante da Batateira

    Descrição

    Um tubérculo de batata não é mais que um caule, ou seja, uma parte viva que contém uma grande quantidade de água. Como todo o ser vivo, este tubérculo respira, pelo que consome oxigénio, necessário para as reações químicas que se produzem no seu interior. Durante a conservação, os tubérculos não devem estar excessivamente humedecidos ou molhados pois, estas condições, favorecem a ação de todo um tipo de patógenos e estimulam a germinação dos “olhos”. Para o caso da batata de consumo, para além de se ter em conta estes aspetos, há que evitar a germinação dos “olhos”, sendo aconselhada a aplicação de produtos que a inibem, os chamados anti-abrolhantes.

  • Carências Específicos da Batateira

    Descrição

    Para obter produtividades elevadas é necessário proporcionar às plantas um suporte equilibrado de nutrientes e sobretudo prevenir possíveis carências nutricionais. Durante o desenvolvimento vegetativo a aplicação foliar de determinados nutrientes permite maximizar o potencial produtivo da cultura e evitar o stress nutricional.

  • Carências-Fitonutrientes da Batateira

    Descrição

    Para obter produtividades elevadas é necessário proporcionar às plantas um suporte equilibrado de nutrientes e sobretudo prevenir possíveis carências nutricionais. Durante o desenvolvimento vegetativo a aplicação foliar de determinados nutrientes permite maximizar o potencial produtivo da cultura e evitar o stress nutricional.

  • Dessecante da Batateira

    Descrição

    Para uma adequada colheita da cultura da batateira é necessário que os tubérculos estejam nas condições ideais. O nível de firmeza da epiderme dos tubérculos é um fator determinante na qualidade do produto final. Uma colheita efetuada com tubérculos imaturos pode comprometer toda a produção.

    É fundamental que os tubérculos possam suportar a colheita mecanizada, todo o percurso de embalamento e em alguns casos a lavagem. A dessecação da rama da bateira é atualmente uma das técnicas culturais indispensáveis.

  • Escaravelho da Batateira

    Descrição

    A traça da batata (Phthorimaea operculella Zell.) é um lepidóptero sendo, actualmente, a principal praga que afecta a cultura da batata. Será o inimigo mais importante desta cultura, a seguir ao míldio.
    A pressão da praga tem crescido significativamente nos últimos anos, levando em muitos casos à perda da totalidade da produção de alguns agricultores.
    A praga ataca a cultura e os tubérculos no campo e não apenas no armazém, pelo que é absolutamente fundamental que o seu controlo seja feito desde a instalação da cultura.

  • Infestantes Anuais e/ou Vivazes da Batateira

    Descrição

    As infestantes provocam prejuízos elevados devido à competição que estabelecem com as culturas e aos problemas que causam durante a colheita. Muitas vezes são também hospedeiras de pragas e doenças prejudiciais, o que torna o controlo fitossanitário mais difícil. A aplicação de herbicidas é fundamental para o controlo das infestantes. Deve ser aplicado um herbicida residual, que permita manter o solo limpo da maioria das espécies anuais.

  • Míldio da Batateira

    Descrição

    O míldio é um problema fitossanitário de origem fúngica que ataca todos os órgãos da batateira: folhas, caules e tubérculos. Na ausência de uma estratégia de proteção adequada, a doença pode levar à destruição total da cultura. Aconselhamos a realização de tratamentos preventivos quando as condições meteorológicas são favoráveis ou após a deteção de focos de infeção primária.

  • Molhante da Batateira

    Descrição

    Os molhantes permitem melhorar a molhabilidade e aderência das caldas sobre as superfícies tratadas.

  • Traça-da-Batata

    Descrição

    A traça-da-batata  (Phthorimaea operculella) é um inseto da família dos lepidópteros, típica de regiões quentes e secas.
    Embora o seu desenvolvimento tenha início no campo, o seu principal impacto negativo ocorre em armazém fazendo com que este seja o principal problema de conservação da batata. Um inadequado controlo desta praga no campo e a falta de condições de armazenamento podem levar a graves consequências.